Signo de Câncer, Cancerianos e Cancerianas



Câncer - 21 de junho a 21 de julho

Regente: Lua (receptividade, emoção, instinto)
Exaltação: Vênus e Júpiter (aceitação, vaidade, amor e expansão, visão, justiça)
Elemento: Água (emoção, compaixão, percepção)
Qualidade: Cardeal (dinâmico, autoritário, ativo, enérgico)
Quarto signo do Zodíaco
Arcano do Tarô: VII - O Carro, ("O Filho dos Poderes das Águas", "O Senhor do Triunfo da Luz")
Características: imaginação, compreensão, tenacidade, afeição, cuidado, cautela.
Possíveis defeitos: avareza, irritabilidade, abatimento, possessivo, mau humor, hipersensibilidade.
No corpo físico: o peito e o estômago.
Verbo: "Eu sinto"
Frase: "Eu nutro os outros e a mim mesmo por meio de minhas visualizações positivas."
Missão: é contribuir para o bem-estar da comunidade e para o progresso do ser humano.

Personalidade:

Conhecido como o mais sensível do Zodíaco, o signo de Câncer tem uma natureza sensível, protetora e receptiva. Sua força emocional é capaz de mover montanhas para atingir seus objetivos. Desde cedo sonham ter sua própria casa e construir uma nova família e, para isso, vale qualquer sacrifício. Usualmente, são caseiros e sentem-se à vontade em seu lar, cercados de seus familiares, agregados e daqueles objetos  que guardam referência do passado. Acolhem todos os afetos que encontram pela vida. Em geral, o sentido de pertencimento é muito forte; respeitam os ancestrais, suas origens, tradições e fazem de tudo para preservar os hábitos familiares. Por vezes, o amor pela família extravasa os muros da casa, originando um raro sentimento patriótico e uma forte ligação com o local de origem. Assim, ainda que fiquem por muito tempo longe, alimentam um eterno sonhe de retornar ao lar e ao mundo reconfortante do já conhecido.


Amor e Relacionamentos:

Os cancerianos não costumam tratar seus amores de modo superficial. Seus envolvimentos são intensos e profundos, de corpo e alma. Nem sempre verbalizam o afeto. Aparenta estar apaixonado nos detalhes  mais sutis e silenciosos, num olhar, num gesto. São sempre super apaixonados. Por outro lado, quando o relacionamento acaba, são dramáticos, choram e fazem ameaças de nunca mais. Até a próxima volta, quando renascem por inteiro e mais entregues do que antes. Nessas relações, são devotados, ciumentos e possessivos; não perdoam o desamor e a traição, seu sentimento de vingança justifica sua fama de maior cobrador e lamuriento do Zodíaco. O relacionamento é primordial e tratado com muita seriedade. Procuram alguém com maturidade e que queira, de fato, manter um compromisso sério. Apreciam as histórias de amor eterno e as festas de bodas de casamento. Eles desejam formar uma família revestida de estabilidade. Aqui estão as supermães e superpais do Zodíaco; com os filhos, eles são os mais corujas, preocupados, orgulhosos e protetores.


Profissão, Trabalho ou Emprego:

Desde cedo, procuram definir seus objetivos. Trabalham muito com satisfação no que fazem. São lutadores e competitivos. Os desafios são as sementes e suas grandes motivações. Costumam ser éticos, sinceros e verdadeiros, mas não tem paciência com preguiçosos, com mentiras e intrigas. Em geral, tomam iniciativas e conduzem seu caminho de um modo objetivo, não perdem tempo em projetos ou atividades que desviem o foco das metas estabelecidas. Por vezes, sua ansiedade e natureza emocional não suportam os meandros políticos exigidos de um profissional, falam mais do que devem, criando situações embaraçosas. Pode-se afirmar que os cancerianos curtem as tarefas do dia-a-dia e qualquer rotina como uma terapia para sua natureza tão instável e suscetível às emoções. Nessas circunstâncias, são tomados por um ânimo e otimismo contagiantes, sabem como levar as tarefas repetitivas ou não e manter um convívio agradável com o grupo que os circunda. No trabalho, quando imbuídos de um objetivo maior, não há tempo ruim. Estão sempre prontos para encarar uma nova jornada, com um detalhe impressionante: quanto mais compromissos em sua agenda, maior sua disposição física. Por vezes, sua postura acolhedora e receptiva pode ensejar amizades ou até relacionamentos mais profundos e duradouros nesse ambiente. Podem ser realmente felizes sendo úteis e necessários. Se houver um reconhecimento financeiro e social à altura partem sem remorsos para novas oportunidades.

 
O Lado Negativo:

O medo é um sentimento comum a toda humanidade, no entanto, os cancerianos exageram na dose. O medo de não ter assusta-os tanto que fazem estoques desnecessários e, invariavelmente, compram mais do que devem e gastam mais do que podem. É comum vê-los emaranhados em meio aos assuntos da casa e problemas da família e agregados. Daí transformam seus dilemas pessoais em dramas coletivos que são expostos compulsoriamente a todos. Como tem grande medo da desagregação familiar, fazem de tudo para promover reconciliações, perpetuam relações já desgastadas em nome de uma aparência externa, encobrem erros, tornando-se cúmplices, e é comum vê-los agir com total parcialidade quando algum de seus entes protegidos é alvo de críticas. Quando tem filhos, sua atitude é revestida de tintas quentes, ora protegem demais ora renegam de todo, em meio a tragédias. É verdade que tanto pelos filhos como pelos amores fazem até o impossível para agradar, pois também tem medo da perda afetiva. Por isso não hesitam na hora de cobrar o afeto e a dedicação, com juros e correção, e, quando não retribuídos, fazem dramas no estilo novelão mexicano. Vulneráveis ao extremo, por tudo se ofendem e ficam lacrimosos ou emburrados mais tempo do que o suportável. Passadistas e antiquados, reagem a qualquer novidade e adoram acumular tudo que lhes remeta ao passado ou às suas raízes. Relutam muito em se desfazer de qualquer de seus badulaques porque insistem em viver num tempo que já se foi. Quando estão carentes, o que é mais frequente do que o desejável, ignoram os limites: comem e bebem demais, falam demais de sua própria vida e da vida dos outros. 


Os Cancerianos Não Suportam:

Mudez e falta de diálogo
Desperdícios e pessoas irritadas
Desrespeito às tradições familiares
Preguiça no trabalho e restrições alimentares
Frieza e racionalidade nos relacionamentos
Mudanças repentinas e excesso de modernismo
Agressividade e impaciência

Diante de outros Signos:

Afinidades: Escorpião e Peixes
Estimulam: Touro e Virgem
Desafiam: Áries e Libra
Pode complementar: Capricórnio
Somam forças: Gêmeos e Leão
Bons exemplos: Sagitário e Aquário


Fonte: Veet Pramad, Suzanne White, Johann Heyss, Maria Eugênia de Castro, Helen De Rose.

Comentários